Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2005 - 10h10

Schröder defende seu governo e ataca Merkel no Parlamento

Publicidade

da France Presse, em Berlim

O chanceler alemão Gerhard Schröder defendeu nesta quarta-feira o balanço dos sete anos de seu governo e atacou com virulência a adversária conservadora Angela Merkel na última sessão do Parlamento federal (Bundestag) antes das eleições legislativas de 18 de setembro.

O chanceler, do Partido Social-Democrata (SPD), acusou especialmente a oposição de "pintar um quadro" pessimista da luta contra o desemprego. "Apesar de afetar atualmente quase 5 milhões de pessoas, as reformas que entraram em vigor em 1º de janeiro deste ano começam a funcionar", disse.

Schröder também acusou Merkel --presidente da opositora União Democrata Cristã (CDU)-- de propor uma "gigantesca fraude" com o aumento do imposto ao valor agregado, além de propor a imposição das mesmas cotas ao seguro de saúde "ao diretor-geral e a sua empregada doméstica".

Merkel criticou o chanceler por ter feito "promessas vazias", de "brincar com as pessoas" e de ter "destruído a confiança no país".

A líder da oposição considerou uma "piada" da parte de Schröder a apresentação de um balanço positivo de sete anos de coalizão entre social-democratas e verdes.

"Schröder é um homem que teve uma oportunidade, mas que não a utilizou", acrescentou a candidata democrata-cristã à Chancelaria alemã.

Falando diretamente ao chanceler, a presidente da CDU afirmou: "Você faz parte do passado, você fracassou".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia o que já foi publicadosobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página