Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 09h32

Iraque anuncia prisão de 200 supostos terroristas

Publicidade

da Folha Online

Forças iraquianas e norte-americanas na cidade de Tal Afar [norte do Iraque] prenderam 200 supostos insurgentes, a maioria estrangeiros, em uma ação na região --considerada um dos bastiões dos rebledes.

Segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo Exército iraquiano, 150 deles foram presos ontem e eram de procedência da Síria, do Sudão, do Iêmen e da Jordânia.

Nos arredores da cidade ocorreram violentos combates, e ataques a bomba mataram vários civis. Boa parte da população deixou a cidade, localizada a 420 quilômetros ao norte de Bagdá e a 60 quilômetros da fronteira com a Síria.

Os outros 50 supostos terroristas eram iraquianos e portavam documentos falsos. Tal Afar tem 90% de sua população de etnia turcomana e 70% deles seguem a linha religiosa sunita.

Os sunitas eram ligados ao regime do ex-ditador Saddam Hussein. Após sua deposição, os EUA colocaram uma liderança xiita na cidade, que vem observando muitos ataques lançados por insurgentes sunitas.

Corpos

Nesta quinta-feira, 17 corpos não-identificados foram encontrados em uma fazenda ao sul de Bagdá. Todos os corpos estavam em roupas civis e não tinham documentos.

Dois outros corpos em estado de decomposição, com vendas nos olhos e algemados, foram encontrados nos arredores da capital iraquiana.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página