Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2005 - 08h42

Ofélia volta a ser tempestade tropical e se afasta da Flórida

Publicidade

da Folha Online

O fenômeno climático Ofélia, que havia se tornado um furacão ontem, voltou a ser uma tempestade tropical e se afastou do litoral da Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões nesta sexta-feira.

Seus ventos voltaram a atingir um máximo de 104 km/h. Às 5h [6h em Brasília], o centro do Ofélia estava a 184 quilômetros ao leste de Daytona Beach e movia-se a 9,5 km/h.

Ao longo de 190 quilômetros da costa da Flóridas foram colocados avisos sobre os perigos que poderiam ser provocados pelo Ofélia, se fosse mantida sua condição de furacão. Nos últimos 13 meses, a região viu a formação de seis furacões.

Ontem, o Ofélia havia causado ondas gigantescas em alguns locais. "Houve ondas de até três ou quatro metros", afirmou Scott Petersohn, porta-voz da Patrulha Marítima da praia Daytona, no Condado de Volusia.

Ofélia é a 15ª tempestade que recebeu um nome nesta temporada. O furacão Dennis atingiu o nordeste da Flórida em julho e o Katrina chegou ao sul do Estado norte-americano no mês passado, matando 11 pessoas nessa localidade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ivan
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página