Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2005 - 11h54

Furacão Ofélia enfraquece e vira tempestade tropical

Publicidade

da Associated Press, em Flagler Beach

O furacão Ophelia enfraqueceu até o estágio de tempestade tropical neste sábado e desenhou um curso que poderia atingir a costa atlântica dos EUA. Especialistas alertaram os residentes da costa noroeste da Flórida até o Estado da Carolina do Norte para se manterem longe do caminho de Ofhelia nos próximos dias e afirmaram que ainda existe a possibilidade da tempestade tropical se converter em um furacão novamente.

O Ophelia manteve ventos de 113 km/h e se movia para a região noroeste a uma velocidade aproximada de 16 km/h. Estimava-se que o fenômeno manteria este nível de velocidade até o final do dia.

"Nossos melhores indicadores sugerem que o furacão deve retornar para o oeste e se aproximar do sudoeste da costa dos Estados Unidos", afirmou o meteorologista Jamie Rhome, do Centro Nacional de Furacões.

A Flórida foi atingida por dois furacões este ano e por seis nos últimos 13 meses. Muitos moradores já estocaram água, comida não-perecível e geradores.

Outras duas tempestades tropicais, Nate e Maria, permaneceram longe da terra e enfraqueceram, movendo-se para zonas de águas geladas no Atlântico norte. A temporada de furacões do Atlântico começou no dia 1º de junho e concluiu no dia 30 de novembro. O pico de atividade tipicamente ocorre entre o final de agosto e o meio de setembro.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ivan
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página