Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2005 - 10h19

Síria confirma fechamento da fronteira com Iraque

Publicidade

da Associated Press, em Damasco

Um funcionário da alfândega síria confirmou neste domingo que as autoridades iraquianas fecharam a fronteira que separa os dois países.

O primeiro-ministro iraquiano Ibrahim al-Jaafari ordenou neste sábado o fechamento da fronteira com a preocupação de um aumento do fluxo de insurgentes anti-americanos vindos da Síria. A ordem foi executada pelas forças iraquianas, resguardadas por tropas americanas.

Faysak Ibrahim, chefe do departamento de alfândega da Síria próximo à Yaaroubiya, afirmou à Associated Press em uma entrevista por telefone que helicópteros americanos foram vistos na manhã deste domingo a 500 metros da fronteira síria. Cerca de 500 caminhões se alinharam à fronteira logo após o fechamento.

O ministro iraquiano do Interior Bayan Jabr afirmou que o fechamento seria mantido até notícia mais recente. O Iraque e os Estados Unidos reclamam que a Síria fez muito pouco para bloquear o tráfego de insurgentes. Damasco disse que aumentou a segurança, mas ressaltou que a fronteira é extensa e vulnerável, sendo difícil o bloqueio de pessoas.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página