Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2005 - 02h16

Com retirada, palestinos vivem "dia de alegria", diz Abbas

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, afirmou nesta segunda-feira que a retirada israelense de Gaza marca um "dia de alegria para os palestinos", alertando ao mesmo tempo contra "a transformação deste território em uma grande prisão".

"Podemos dizer que este é um dia de alegria como o povo palestino não teve no último século", declarou o líder palestino a um grupo de jornalistas em Gaza.

"Hoje a ocupação abandona parte da terra palestina. Não há dúvida de que se trata de uma passagem importante, mas ainda resta muito a ser feito", acrescentou.

"Ainda temos muito trabalho pela frente, mas isto não diminui em nada esta vitória. Estamos vendo como os soldados, os tanques e os veículos militares deixam nossa terra, e como a bandeira israelense é arriada do mastro e substituída para sempre pela bandeira palestina", acrescentou.

"Já era tempo deste povo saborear um pouco a alegria e acabar com a tristeza, o sofrimento e a opressão que viveu geração após geração. Este é o resultado do sacrifício dos mártires e os prisioneiros", destacou.

"A questão do terminal de Rafah e outros pontos de passagem deve ser resolvida para que a faixa de Gaza não se transforme em uma grande prisão", advertiu.

Israelenses e palestinos entraram no acordo para que não haja presença israelense no terminal de Rafah, único ponto de passagem entre a faixa de Gaza e o Egito, fechado desde quarta-feira pelo Exército israelense.

Mas Israel exige controlar, tanto por razões de segurança como por acordos alfandegários, a entrada de mercadorias na faixa de Gaza pelo Egito, inspecionando os carregamentos em outro ponto de passagem, Kerem Shalom, que está em construção no território israelense na fronteira com o Egito.

Leia mais
  • Palestinos dizem que Israel não deixou nada de útil em Gaza
  • Israel decide manter sinagogas na faixa de Gaza

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página