Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2005 - 04h58

Palestinos festejam retirada e destroem sinagogas em Gaza

Publicidade

da EFE, em Gaza

Milhares de palestinos com bandeiras nacionais e da cor verde do Islã festejam desde as primeiras horas desta segunda-feira a retirada do Exército israelense, e alguns demoliram a marteladas as sinagogas vazias.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, declarou que as 19 sinagogas deixadas de pé por decisão do governo de Ariel Sharon serão destruídas.

Os manifestantes queimaram perante a impotência da polícia palestina pelo menos quatro delas pouco depois da retirada dos últimos tanques israelenses nos desmantelados assentamentos judaicos de Morag, Kfar Darom, Netzarim e Neve Dekalim.

Segundo o presidente Abbas, são edifícios vazios que deixaram de servir como templos judeus pois as autoridades israelenses retiraram os Rolos da Lei, o pergaminho que contém as Sagradas Escrituras, e os demais objetos do culto após o despejo dos assentamentos e os colonos judeus, em agosto.

"Agora são instalações vazias que podem ser destruídas", afirmou o líder palestino, que destacou que a retirada israelense "é uma vitória, um dia de alegria e um primeiro passo para a libertação de todos os territórios ocupados", em referência à Cisjordânia, separada de Gaza, e a Jerusalém oriental, onde espera estabelecer um futuro Estado independente.

Entre os problemas pendentes imediatos para os palestinos da faixa de Gaza é o fato de que Israel fechou por seis meses a passagem de pessoas em Rafah, a única pela qual podem sair para o exterior.

Esse problema ainda está de pé, e todas as relações futuras em torno da faixa de Gaza com a ANP foram passadas ao octogenário líder trabalhista Shimon Peres.

Peres substituirá nessas funções o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, ao fim da ocupação militar que começou em 1967.

Leia mais
  • Erramos: Palestinos ateiam fogo em sinagogas da faixa de Gaza
  • Israel decide manter sinagogas na faixa de Gaza

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a retirada de Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página