Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 01h51

Ophelia se mantém estacionado nas últimas horas

Publicidade

da EFE, em Miami

O furacão Ophelia, de categoria um na escala Saffir-Simpson, mantém-se parado com fortes ventos em frente à Costa do Sudeste dos EUA, mas "pode ganhar força nas próximas 24 noras", informou o Centro Nacional de Furacões (CNH) em seu último boletim, emitido de sua sede em Miami às 23h (0h de Brasília).

Segundo o instituto, a velocidade dos ventos do Ophelia ultrapassam os 120 Km/h.

"O Ophelia se manteve estacionário nas últimas horas, embora espere-se que retome durante a noite um lento movimento para o norte", assinalou o boletim do CNH, que indicou que a tempestade mantém um curso "errático".

"Devido ao lento movimento do furacão e aos relativamente extensos ventos, estes podem alcançar a costa muito antes de seu olho", assinalou o CNH.

O CNH disse que se mantém ativo um "aviso" de furacão desde o sul do rio Santee (Carolina do Sul) até a enseada Oregon, na Carolina do Norte.

Segundo as projeções por computador do CNH, o furacão estaria tocando terra nesta quarta-feira possivelmente muito cerca de Wilmington, na Carolina do Norte.

Foi ampliado um "aviso" de furacão para o norte de Cabo Hatteras e foi emitido um para o sul do rio Santee, na Carolina do Sul, até Cabo Hatteras, na Carolina do Norte.

Uma "vigilância" de furacão e um "aviso" de tempestade tropical estão agora vigentes para a fronteira entre as duas Carolinas, incluindo Pamlico e Albemarle Sounds.

Permanece com efeito uma "vigilância" de furacão e de tempestade tropical para o sul do rio Santee até Edisto Beach, Carolina do Sul.

Enquanto segue vigente uma "vigilância" de tempestade tropical desde o norte da fronteira entre a Carolina do Norte e a Virginia até Cabo Charles, em Light Virginia, incluindo o sul da Baía Chesapeake.

A reconversão do Ophelia em furacão levou as autoridades das Carolinas a iniciar a evacuação das áreas costeiras, enquanto a Virginia, mais ao norte, declarou um estado de emergência.

As autoridades da Carolina do Norte e parte da Carolina do Sul ordenaram fechar as escolas e começaram a evacuar as ilhas mais vulneráveis de sua costa atlântica, enquanto o governador da Virgínia, Mark Warner, declarou o estado de emergência.

O CNH prognosticou que o Ophelia atingirá as zonas que estão sob alerta com chuvas torrenciais, fortes ondas, inundações e é possível que se formem tornados isolados nas áreas costeiras da Carolina do Norte nesta quarta-feira.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ophelia
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página