Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 08h35

Al Qaeda assume atentados na capital do Iraque

Publicidade

da EFE, em Bagdá
da Folha Online

A Organização da Al Qaeda no Iraque --comandada pelo terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, ligado a Osama bin Laden-- assumiu nesta quarta-feira a autoria dos atentados suicidas que ocorreram no Iraque "como vingança pela campanha de Tal Afar", feita nos últimos dias contra grupos rebeldes desta zona do norte do Iraque.

O comunicado foi divulgado em um site islâmico, e não teve sua autenticidade verificada até o momento.

Ao menos 107 pessoas morreram hoje na região da capital iraquiana, Bagdá, atingida pela explosão de cinco carros-bomba. No ataque mais mortífero, ao menos 88 pessoas morreram, informou o Ministério iraquiano da Saúde.

"Queríamos felicitar a nação muçulmana e informar que começou a batalha para se vingar pelos sunitas de Tal Afar", afirmou o grupo no texto.

Os terroristas referiam-se a uma operação de segurança iniciada na madrugada de sábado (10) por dez mil soldados iraquianos e americanos contra supostos redutos de grupos insurgentes nas imediações da fronteira com a Síria.

Mas de 200 insurgentes morreram e cerca de 500 foram capturados durante as operações em Tal Afar, segundo o comando militar americano.

"Vamos informá-los em breve dos detalhes de nossas operações em Bagdá e em outras partes do país. Pedimos por suas orações" acrescentou a nota.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página