Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 09h44

Ophelia se aproxima dos EUA e ameaça trazer fortes tempestades

Publicidade

da Folha Online

O Ophelia --que se tornou novamente um furacão da categoria 1 na escala Saffir Simpson-- se aproxima da região norte do Estado da Carolina da Norte nesta quarta-feira, a ameaça trazer a região violentas tempestades e fortes ventos, segundo comunicado do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

De acordo com o centro, os ventos sustentáveis do furacão são de 121 km/h, e é possível que o fenômeno tome força nas próximas horas. A velocidade com que a tempestade se locomove também aumentou, e o furacão avança a 9 km/h. Apesar disso, o fenômeno ainda continua lento, indicando que pode trazer fortes chuvas quando chegar à terra.

Na manhã desta quarta-feira, uma ponte no Condado de New Hanover, na Carolina do Norte, estava fechada devido aos fortes que já atingiam a região, chegando a 64 km/h. O governador do Estado, Mike Easley, disse que os moradores da costa terão que se preparar para passar "dois ou três dias" sem eletricidade, caso o Ophelia entre no território.

Diferentemente do Katrina --que atingiu o sul dos EUA no final de agosto último, deixando um rastro de destruição e mais de 600 mortos-- o Ophelia tem se aproximado lentamente da Costa Leste dos EUA, tornando o trabalho dos meteorologistas mais difícil, já que se torna bastante complicado prever quando o furacão vai realmente chegar em terra.

Na manhã desta quarta-feira, o centro do Ophelia estava localizado a cerca de 96 quilômetros ao sul de Wilmington, na Carolina do Norte. O furacão se materializa como uma tempestade severa, que chega a ter 500 quilômetros de diâmetro, e pode durar dias.

Vigilância

Autoridades dos dois Estados ameaçados pelo Ophelia recrutaram uma série de policiais e voluntários para ajudar na retirada das pessoas da costa. Várias escolas estão fechadas, e em diversos lugares já há abrigos abertos.

Na noite desta terça-feira, ao menos cem pessoas estavam em um abrigo aberto em uma escola de Wilmington.

Todos os visitantes e moradores das ilhas de Hatteras --também na Carolina do Norte-- foram retirados do local na noite desta terça-feira. No início da semana, a ilha de Ocracoke também foi esvaziada.

Apesar dos cuidados das autoridades, um surfista desapareceu na costa da Carolina do Sul no início desta semana, e as buscas tiveram de ser suspensas por conta da agitação do mar.

O Ophelia é o sétimo furacão a passar pelo Atlântico nessa temporada de furacões, que começou em 1º de junho último, e deve terminar em 30 de novembro próximo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Ophelia se aproxima dos EUA e ameaça trazer fortes tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página