Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 03h08

Novo atentado deixa ao menos 21 mortos em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

A população do Iraque volta a sofrer com o terrorismo nesta quinta-feira. Depois de uma quarta-feira sangrenta, que teve um saldo de 160 mortos em ataques coordenados atribuídos à Al Qaeda, um novo atentado suicida causou a morte de ao menos 21 pessoas.

O ataque desta quinta-feira aconteceu no distrito de Dora, ao sul de Bagdá (capital). Segundo informações da polícia, um suicida explodiu seu carro quando passava ao lado de um comboio policial. Entre os mortos confirmados, 16 são policiais e cinco, civis.

Além deles, o atentado --ocorrido às 8h (1h de Brasília)-- ainda deixou outros 13 policiais e mais oito civis feridos, de acordo com o sargento Thair Mahmoud. Três carros policiais foram destruídos.

Al Qaeda

Um pesado ataque reivindicado pela rede terrorista Al Qaeda marcou esta quarta-feira como um dos dias mais violentos no Iraque. Explosões coordenadas de 12 carros-bombas, além de ataques de grupos armados, todos ocorridos em Bagdá, causaram a morte de 160 pessoas e deixaram outras 570 feridas. Autoridades iraquianas divulgaram nesta quinta-feira que o total de mortos subiu para 160 --o número estava em 150.

A Al Qaeda, em um comunicado divulgado na internet, disse que as ações desta quarta-feira foram levadas a cabo em retaliação às operações dos EUA na cidade de Tal Afar (norte), um bastião rebelde que tem sido atacado por forças da coalizão que tentam acabar com a insurgência local.

Em outro comunicado, feito por meio de um gravação em áudio divulgada na internet, a Al Qaeda no Iraque declarou guerra aos muçulmanos xiitas. "A organização da Al Qaeda no Iraque declara guerra aos xiitas em todo o Iraque", diz a voz que supostamente seria do líder na rede no Iraque, Abu Musab al Zarqawi. A autenticidade da gravação não pôde ser verificada.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página