Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 08h45

Ophelia atinge costa da Carolina do Norte e provoca fortes tempestades

Publicidade

da Folha Online

O furacão Ophelia --que está na categoria 1 da escala Saffir-Simpson-- provocou nesta quinta-feira fortes ventos e chuvas em várias regiões da Costa Leste americana, especialmente na Carolina do Norte, de onde o centro da tempestade está distante apenas 56 quilômetros, informou o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

Na manhã desta quinta-feira, o Ophelia estava próximo de Cape Lookout, na Carolina do Norte. De acordo com informações do centro de estudos de furacões, a tempestade deve passar muito perto das ilhas de Outer Banks, que se estendem em toda a costa nordeste do Estado, nas próximas 12 horas.

Escolas, portos e estações de trem ficaram fechados ao longo desta quarta-feira em toda costa desse Estado. Ao menos 1.700 pessoas estão em abrigos, e 123 mil ficaram sem eletricidade.

Nesta quarta-feira, uma mulher de 19 anos morreu na cidade de Raleigh, quando estava trafegando por uma estrada local. Por causa das tempestades, seu carro derrapou e bateu nas árvores localizadas no acostamento. Autoridades atribuem o acidente aos efeitos provocados pelo Ophelia.

14.set.2005/AP
Fortes ondas, provocadas pelos ventos do Ophelia, atingem píer na Carolina do Norte
O furacão --que tem ventos sustentáveis de 136 km/h-- arrancou telhados de casas perto da cidade de Morehead, também na Carolina do Norte, e derrubou parte de um píer em Atlantic Beach. Equipes de resgate ainda não conseguiram prever toda a extensão dos danos causados pelo Ophelia nesses locais.

Ordens de retirada de pessoas foram expedidas para seis Condados da Carolina do Norte: Brunswick, Carteret, Dare, Hyde, Onslow e Pender. Saídas voluntárias de moradores locais aconteceram também em vários Condados a leste do Estado.

Esse é o primeiro furacão a atingir os Estados Unidos após a passagem do Katrina, que chegou na categoria 5 da escala Saffir-Simpson, e atingiu ao menos quatro Estados do sul dos EUA no final de agosto passado: Flórida, Louisiana, Mississippi e Alabama, provocando mais de 700 mortes, e bilhões de dólares em prejuízos.

Força

O furacão se materializa como uma tempestade severa, que chega a ter 500 quilômetros de diâmetro, e pode durar dias.

Tempestades com a magnitude do Ophelia podem provocar enchentes em áreas costeiras, quedas de árvores, e derrubar postes de energia elétrica.

O Ophelia se move a uma velocidade de 9 km/h, em direção a nordeste, e de acordo com o Centro Nacional de Furacões, essa condição deve se manter estável ao longo do dia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página