Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 07h32

Novos ataques deixam 12 mortos no Iraque

Publicidade

da EFE, em Bagdá
da Folha Online

Pelo menos oito pessoas morreram, incluindo três policiais, e outras seis ficaram feridas em dois novos ataques ao sul de Bagdá, o que eleva para 12 o número de mortos nos atentados da insurgência registrados nesta sexta-feira no Iraque.

Nesta quinta-feira, 35 pessoas morreram e 13 ficaram feridas com quatro explosões na capital Bagdá --três delas feitas com carros-bomba. Um dia antes, a Al Qaeda no Iraque declarou guerra aos xiitas e reivindicou a autoria da explosão de 12 carros-bomba que, na quarta-feira, mataram 170 pessoas, além de deixar mais de 500 feridos.

Os últimos dois ataques desta sexta-feira, um deles com carro-bomba, ocorreram antes do meio-dia [o Iraque está sete horas à frente do horário brasileiro] nas localidades de Al Hasua e Latifiya, no chamado Triângulo Sunita, cerca de 60 e 30 quilômetros da capital, respectivamente.

Em Al Hasua, um suicida ao volante de um veículo carregado com explosivos detonou o carro durante a passagem de uma patrulha da polícia, o que causou a morte de três agentes e ferimentos em outros seis.

Este ataque foi seguido pelo de Latifiya, onde vários homens armados dispararam e mataram o diretor do Conselho Municipal da vizinha localidade Al Iskandariya, Amer Al Jafayi, e quatro de seus guarda-costas, acrescentaram as fontes.

"Os atacantes vestiam trajes militares e dispararam contra o comboio de veículos no qual viajava Al Jafayi em uma estrada de Latifiya", disse o oficial de polícia Raad Abdel Mohsen.

Na manhã desta sexta-feira, quatro iraquianos, entre eles um clérigo xiita e um funcionário do Ministério de Transporte, morreram em diferentes atentados em Bagdá.

Leia mais
  • Iraque sofre com atentados de insurgentes desde 2003

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página