Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 12h31

Ultradireitista alemão diz que Merkel "será uma catástrofe" para o país

Publicidade

da Folha Online

O ultradireitista alemão Franz Schönhuber, uma das figuras mais representativas da direita radical alemã, recomendou que os eleitores favoreçam nas urnas o Partido Social Democrata (SPD), do chanceler Gerhard Schröder, e disse que a vitória da candidata direitista Angela Merkel seria uma "catástrofe nacional".

Merkel é líder do principal partido alemão de centro-direita, União Democrata Cristã (CDU).

"Todos sabem que não sou um defensor de Schröder", disse Schönhuber, em sua apresentação como candidato independente do Partido Nacional Democrático (NPD).

Segundo Schönhuber, Merkel é uma "insensata", cuja política de aproximação dos Estados Unidos não vai trazer "nada de bom" para a Alemanha.

Schönhuber assumiu sua candidatura na reta final das eleições alemãs, para cobrir a vaga deixada pela candidata Kerstin Lorenz, que morreu no último dia 7, após sofrer um acidente vascular cerebral durante um comício, em Dresden (leste da Alemanha).

O distrito de Dresden, que tem 219 mil eleitores registrados, vai realizar as eleições em 2 de outubro próximo, quinze depois depois do resto do país, porque a morte da candidata provocou um atraso na organização do pleito nessa região do país.

Com EFE

Especial
  • Enquete: quem será o próximo chanceler alemão?
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página