Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 16h32

Após perder força, Ophelia se afasta da costa da Carolina do Norte

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Ophelia perde força e se afasta da Carolina do Norte (EUA) nesta sexta-feira, após passar três dias sobre a região, onde causou menos danos que o previsto.

Ophelia --que se move para o norte desde que se formou na costa da Flórida, na semana passada-- se movimentava para o norte-nordeste a 13 km/h às 12h de Brasília e estava centrada 670 km ao sul da ilha de Nantucket, em Massachussetts.

A ordem de retirada foi suspensa na ilha de Hatteras, permitindo que os moradores voltassem para suas casas, de acordo com autoridades do Condado de Dare. Os moradores do sul do Estado foram os mais afetados. Ophelia causou fortes ventos que danificaram casas e comércios na região.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, suspendeu os alertas de tempestade tropical na Carolina do Norte e publicou novos alertas no leste da Nova Inglaterra (nordeste dos EUA).

O governador do Estado da Carolina do Norte, Mike Easley afirmou que é difícil medir os estragos causados por Ophelia devido à lentidão da passagem da tempestade, que primeiro afetou o sul do Estado, na última terça-feira (13) e depois atingiu o norte e o leste, na quarta-feira (14) e na quinta-feira (15).

"É quase como trabalhar com três diferentes tempestades", afirmou Easley.

Ventos

Ophelia, que era um furacão, perdeu força nesta sexta-feira e se transformou em tempestade tropical. Os ventos causados pela tempestade chegam a 97 km/h, de acordo com o NHC. Furacões ocasionam ventos de ao menos 119 km/h.

Mais de 9.600 casas e comércios permaneciam sem energia elétrica no leste da Carolina do Norte -- número bem abaixo o pico registrado de 200 mil. No entanto, o Estado não sofreu inundações graves, como era temido.

Um aviso de tempestade tropical foi publicado na costa de Rhode Island e no sul do Estado de Massachusetts. O aviso significa que ventos de ao menos 63 km/h devem ocorrer dentro de 24 horas.

A expectativa era que Ophelia passasse ao sudeste de Nantucket, mas, segundo meteorologistas, ela pode mudar de rumo e afetar mais severamente o Estado de Massachusetts.

Ophelia é a 15ª tempestade e o sétimo furacão da temporada do Atlântico, que teve início em 1º de junho e termina em 30 de novembro.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página