Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2005 - 16h44

Schröder se considera confirmado para continuar no governo

Publicidade

da EFE, em Berlim

O chanceler alemão, Gerhard Schröder, disse hoje se sentir confirmado para continuar governando a Alemanha, apesar de seu partido, o Social-Democrata alemão (SPD), ter ficado em segundo nas eleições gerais de hoje, segundo as pesquisas de boca de urna.

"Me considero confirmado para continuar zelando para que nosso país tenha também nos próximos quatro anos um governo estável sob minha direção", disse Schröder ao se apresentar na sede de seu partido diante de uma sala cheia de partidários.

A oposição diz que tem "direito" de assumir a "liderança política", mas "não será assim", afirmou o chanceler.

Em princípio, as primeiras conversas para formar uma coalizão deveriam ficar nas mãos da União Democrata-Cristã (CDU, centro-direita), de Angela Merkel, que foi a força mais votada e segundo as primeiras estimativas obteria 35,2% dos votos contra 34,1% do SPD.

Merkel tinha declarado previamente que sua formação recebeu dos eleitores "mandato para formar governo", embora não tenha, segundo as pesquisas, maioria para uma coalizão com os liberais, que era seu objetivo.

Para governar, o candidato eleito pela população precisa obter também a maioria absoluta das cadeiras no Bundestag (Parlamento).

Em sua primeira aparição depois de divulgados os resultados das pesquisas de boca-de-urna, Merkel não se declarou vencedora das eleições gerais realizadas hoje."Teríamos desejado um resultado melhor",afirmou ela.

A candidata disse, no entanto, que os eleitores desbancaram a coalizão vermelho-verde que governava até agora e "isso é a boa notícia".

As declarações de Schröder foram interpretadas como uma tentativa de formar uma coalizão com verdes e liberais, uma aliança que obteria a maioria suficiente mas que, por enquanto, foi excluída pelos liberais.

Especial
  • Enquete: quem será o próximo chanceler alemão?
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página