Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 13h20

Nova tempestade tropical ameaça os EUA e provoca retirada de 40 mil

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Rita com --ventos sustentáveis de 100 km/h-- passa nesse momento sobre as Bahamas e ganha força, ameaçando atingir o sul da Flórida, onde estão as ilhas de Flórida Keys. Autoridades ordenaram a retirada de 40 mil pessoas da região nesta segunda-feira, já que a tempestade pode se tornar um furacão nas próximas horas.

O Rita se tornou uma tempestade tropical neste domingo e, segundo predições feitas pelos meteorologistas, é possível que a tempestade se dirija, após passar pela Flórida, em direção do Texas. Se isso acontecer, o fenômeno poderá atingir as áreas já devastadas pelo furacão Katrina.

Se o Rita chegar a categoria de furacão, ele será o segundo a passar pelos EUA desde que o Katrina devastou o sul do país no final de agosto último, matando mais de 700 pessoas e deixando bilhões de dólares em prejuízos. A cidade de Nova Orleans (Louisiana), uma das mais atingidas pelo Katrina, chegou a ficar 80% sob as águas, depois que os diques que a cercam romperam, devido às fortes tempestades.

Na semana passada, o furacão Ophelia ameaçou a Costa Leste americana, mas provocou poucos danos materiais. Após ficar alguns dias estacionado na região, seguiu para o Canadá.

Avisos de furacão foram emitidos em toda a região, e de acordo com meteorologistas, o olho da tempestade deve passar nas ilhas --atingindo também Cuba-- nesta terça-feira.

"Nossa maior preocupação são as ilhas de Flórida Keys", afirmou Max Mayfield, diretor do Centro Nacional de Furacões.

Emergência

O governador da Flórida, Jeb Bush, declarou estado de emergência local, dando às autoridades do Estado o direito de promover retiradas e ativar a Guarda Nacional.

Nas Bahamas --o primeiro local no caminho do Rita-- poucos moradores se preocuparam em fazer estoque de alimentos e água, medida necessária quando há a possibilidade da passagem de um furacão pela região, disse Earnel Brown, diretor de um hotel localizado na ilha de Mayaguana.

Cuba ativou o seu programa de Defesa Civil e colocou seis Províncias do norte em alerta de ciclone.

Na manhã desta segunda-feira, o Rita estava localizado a 380 quilômetros a sudeste de Nassau, nas Bahamas, e a 740 quilômetros de Key West. A tempestade se move a uma velocidade de 14,5 km/h, informou o centro.

Quatro furacões atingiram a Flórida no ano passado, matando dezenas de pessoas e causando prejuízos que chegaram a US$ 19 bilhões.

Philippe

Além da tempestade tropical Rita, o furacão Philippe se formou no Atlântico na noite deste domingo, perto das Antilhas, e estava localizado a 620 quilômetros das ilhas Leeward [que inclui as ilhas Virgens americanas e a ilha francesa de Guadalupe].

O furacão se move a uma velocidade de 11 km/h, em direção norte-nordeste, e a velocidade dos ventos já chega a 120 km/h.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões, nas próximas 24 horas o Philippe deve manter a mesma intensidade e trajetória.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Envie mensagens a brasileiros que vivem nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página