Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 03h54

Em comunicado, ETA assume autoria de 5 atentados na Espanha

Publicidade

da EFE, em Madri

A organização ETA assumiu a realização de cinco atentados cometidos na Espanha durante junho e julho deste ano, sem mencionar a existência de possíveis contatos com círculos oficiais, como apontaram vários meios de comunicação espanhóis.

A ETA assume, em comunicado publicado na edição desta terça-feira do jornal Gara (habitual porta-voz da organização) a colocação, em 12 de julho, de quatro artefatos na central térmica de Boroa, em Vizcaya, e de um carro-bomba no exterior do Estádio de La Peineta, em 25 de junho em Madri.

Este último atentado foi cometido 11 dias antes de o Comitê Olímpico Internacional decidir a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2012, que finalmente recaiu em Londres.

A organização terrorista assume, além disso, a colocação de uma bomba, em 22 de julho, contra a empresa Construcciones Intxausti S. A. de Gernika, na província de Vizcaya.

Além disso, a ETA se refere no comunicado à colocação de diferentes artefatos em 29 de julho em estradas à altura de Puerto Lápice (Ciudad Real) e Maqueda (Toledo), no centro do país.

Na semana passada, informações aparecidas em vários meios espanhóis apontavam para a existência de possíveis contatos entre o governo espanhol e a ETA.

O governo assegurou, na última sexta-feira, após o Conselho de Ministros, que não existe negociação com o grupo, mas que se houver "qualquer possibilidade de terminar com a violência terrorista" o Executivo "sem dúvida aproveitará", utilizando a lei.

Durante 30 anos de atividade armada a ETA, em reivindicação à independência do País Basco, assassinou mais de 800 pessoas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página