Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 08h33

Rita pode virar furacão antes de atingir a Flórida

Publicidade

da Folha Online

A tempestade tropical Rita continua ganhando força nesta terça-feira e, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno pode se tornar um furacão antes de atingir o Estado da Flórida, para onde se dirige, com ventos sustentáveis de 110 km/h, a uma velocidade de 15 km/h.

Além da Flórida, a tempestade também pode atingir a Costa Sul dos EUA, incluindo os Estados que já sofreram com a passagem do furacão Katrina em agosto último, a Louisiana e o Mississippi. O Texas também pode ser atingido pela tempestade, segundo meteorologistas.

Com a aproximação de Flórida Keys, o centro de furacões prevê que a tempestade deve chegar à categoria 1 da escala Saffir-Simpson, com ventos de 119 km/h. "Relatórios feitos depois de vôo de reconhecimento mostraram que o Rita se manteve estável nas últimas horas, mas vai se tornar furacão ainda nesta terça-feira", informa o instituto.

Nesta segunda-feira, ao menos 40 mil pessoas foram removidas das ilhas de Flórida Keys, na costa do Estado americano. Mas, de acordo com autoridades de Key West --uma das cidades localizadas no arquipélago-- 13 mil pessoas resolveram "ficar no local para enfrentar a tempestade".

Rita --cuja extensão já chega a 195 quilômetros-- está a 255 quilômetros do sudeste de Flórida Keys. Chuvas foram registradas nessa região, assim como no Condado de Miami-Dade, na costa da Flórida.

Avisos de alerta de furacão também foram deixados nas Bahamas --mas já foram retirados, segundo o centro de estudos americanos, já que a tempestade se afastou da região-- e em quatro Províncias cubanas ao norte do país, que são próximas da Flórida.

Louisiana e Texas

Por causa da possível passagem da tempestade Rita pela Louisiana, o prefeito Ray Nagin suspendeu ontem o retorno de uma parte dos moradores à cidade de Nova Orleans, que foi devastada pela passagem do furacão Katrina, em 29 de agosto último.

A governadora de Louisiana, Kathleen Blanco, pediu a todos os moradores da parte sudeste do Estado para que estejam preparados para deixar o local. "Se a tempestade não passar por nós, vamos agradecer a Deus por essa bênção", afirmou, em pronunciamento nas TVs locais, nesta segunda-feira.

Em Galveston, no Texas, que fica a mais de 1.400 quilômetros de Flórida Keys, autoridades já começaram a pedir para que as pessoas deixem voluntariamente a região. Meteorologistas dizem que a tempestade pode atingir esse Estado no próximo fim de semana, e então, se dirigir à Louisiana.

Se o fenômeno chegar a categoria de furacão, ele será o segundo a passar pelos EUA desde que o Katrina devastou o sul do país. Na semana passada, o furacão Ophelia ameaçou a Costa Leste americana, mas provocou poucos danos materiais. Após ficar alguns dias estacionado na região, seguiu para o Canadá.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ophelia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página