Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 08h03

Ataques insurgentes matam nove no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Nove iraquianos morreram nesta quinta-feira em vários ataques rebeldes ocorridos na capital iraquiana, Bagdá, e em Baquba, distante apenas 55 quilômetros da região central do país.

Na capital iraquiana, quatro seguranças do Ministério de Emigrantes e Desabrigados foram mortos a tiros e outros dois ficaram feridos em Canal Street, informou o ministério do Interior.

Ainda em Bagdá, a polícia encontrou os corpos de um empresário e dois de seus filhos, mortos em casa no bairro de Al Jadida por um grupo de desconhecidos vestido com uniformes policiais. Os criminosos feriram a esposa do homem de negócios e seqüestraram outro filho do casal.

Perto da cidade de Baquba (65 km ao norte de Bagdá), o coronel de polícia Fadel Mahmud Mohamed foi morto ao lado do motorista por homens armados que abriram fogo contra seu veículo.

A polícia ainda não sabe se o ataque contra o coronel foi realmente realizado por rebeldes iraquianos, ou por criminosos comuns, sem qualquer motivação política.

Incêndio

Em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte da capital, desconhecidos sabotaram um oleoduto "muito importante", segundo uma fonte dos serviços de segurança das instalações da Companhia Petroleira do Norte.

O oleoduto, que foi atingido por um morteiro ou uma bomba, estava em chamas na manhã desta quinta-feira, mas o incêndio deve ser controlado ao longo do dia.

O Iraque exporta cerca de dois milhões barris diários de petróleo, a maior parte deles a partir do porto de Shat al Arab (sul), e o resto através de um oleoduto que une as jazidas de petróleo em Kirkuk ao porto mediterrâneo turco de Ceyhan.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página