Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 03h48

Só 21% dos americanos acreditam em vitória dos EUA no Iraque

Publicidade

da Efe, em Washington

Apenas 21% dos americanos acreditam que os Estados Unidos vencerão a Guerra do Iraque, e 55% defendem a agilização da saída das tropas do país, segundo pesquisa CNN/USA Today/Gallup divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa afirma que 21% dos 818 adultos entrevistados entre a sexta-feira e o domingo passados acreditam que os Estados Unidos têm capacidade de sair com a "vitória" do Iraque. Para 34%, a guerra não pode ser vencida.

Mais de 1.900 soldados americanos morreram desde o início da invasão do Iraque pelos EUA em março de 2003, a maioria em campo de batalha no combate a grupos rebeldes.

Diante da série de atentados, 55% dos entrevistados querem que os Estados Unidos agilizem os planos para retirar suas tropas do Iraque, e 41% não desejam uma mudança na política atual.

A ativista Cindy Sheehan, cujo filho morreu no Iraque em 2004 pouco após ter sido deslocado a esse país, liderará neste sábado uma grande manifestação em Washington para exigir o retorno das tropas.

Sheehan iniciou uma campanha nacional contra a guerra em agosto deste ano, quando acampou junto a outros ativistas perto do rancho do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em Crawford (Texas).

Em discurso nesta quinta-feira, Bush voltou a vincular a guerra no Iraque à luta global contra o terrorismo, iniciada pelos EUA após os atentados de 11 de Setembro, em Nova York e Washington.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre líderes da Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página