Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 10h12

Ônibus pega fogo no Texas e mata 20 em fuga do Rita

Publicidade

da Folha Online

Um ônibus que transportava doentes e idosos retirados da cidade de Bellaire, próxima a Houston (Texas), devido a aproximação do furacão Rita --previsto para chegar na costa do Texas entre a noite desta sexta-feira e a madrugada de sábado-- pegou fogo quando trafegava em uma rodovia perto de Dallas, matando ao menos 20 pessoas.

"Havia 45 pessoas a bordo do ônibus. Até o momento temos notícia somente de metade deles", disse o porta-voz do xerife de Dallas, o sargento Don Peritz.

Reprodução TV
Imagem de TV mostra ônibus carbonizado. Incêndio, provavelmente acidental, matou 20
Segundo o jornal "The Dallas Morning News", Peritz afirmou que o ônibus transportava passageiros removidos de Bellaire. "O motorista sobreviveu ao acidente, e ajudou no resgate das vítimas", afirmou.

Cerca de 2 milhões de moradores de partes do Texas e da Louisiana tentam deixar a região antes da passagem do furacão, que já está a cerca de 400 quilômetros de Cameron (Louisiana). O Rita também ameaça as plataformas de petróleo texanas, núcleo da indústria petroquímica dos EUA.

Acidente

O incêndio pode ter sido causado por uma falha mecânica no veículo, e a presença de tanques de oxigênio --usados pelos doentes que estavam sendo transportados-- pode ter provocado "várias explosões", que destruíram o ônibus.

O fogo provocou um engarrafamento de 27 quilômetros na estrada, já congestionada pela fuga em massa de pessoas da região costeira do Estado.

Caos

Estradas e aeroportos -- em estado caótico ontem-- continuavam congestionados nesta sexta-feira, com a retirada em massa de 2 milhões de pessoas do Texas e da Louisiana. O Rita avança com ventos que chegam a 225 km/h e pode causar uma grande destruição nas cidades costeiras desses dois Estados.

O Rita também ameaça as plataformas de petróleo texanas, núcleo da indústria petroquímica dos Estados Unidos.

O furacão, que ontem estava na categoria 5 da escala Saffir-Simpson --a mais destrutiva-- baixou para a categoria 4, mas ainda assim, sua intensidade pode provocar uma "catástrofe", informa no Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami.

De acordo com os meteorologistas, é possível que as cidades texanas de Houston e Galveston não sejam atingidas diretamente pelo Rita, que sofreu uma ligeira mudança de rota nesta quinta-feira, dirigindo-se um pouco mais ao norte do golfo do México.

Essa mudança de rota aproximou o furacão da Louisiana, que pode sentir com mais força os efeitos do Rita. A cidade de Nova Orleans --praticamente destruída pela passagem do Katrina há quase um mês-- pode ser afetada por fortes tempestades devido ao novo furacão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Rita

    Sites relacionados
  • Veja video da BBC com imagens da evacuação do Estado do Texas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página