Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 08h41

Terremoto de 7 graus mata um e fere 20 no Peru

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 7 graus na escala Richter atingiu neste domingo grande parte do Peru, causando a morte de uma pessoa, e deixando outras 20 feridas --cinco delas em estado grave--, segundo o jornal "El Comercio". O abalo sísmico foi sentido por moradores da cidade de Manaus (AM), segundo membros do Corpo de Bombeiros da região.

Segundo o Instituto Geofísico peruano (IGP), o terremoto foi sentido com força em Lima (capital), Iquitos, Trujillo, Chiclayo, Chimbote, Cajamarca, Piúra, Tarapoto, Moyabamba e Bagua, todas cidades situadas no noroeste e na costa norte peruana, assim como no Equador e no norte do Brasil.

Anteriormente, policiais chegaram a anunciar a morte de dez pessoas na cidade de Lamas mas, segundo o jornal "El Comercio", a polícia do Peru divulgou um comunicado mais tarde confirmando apenas a morte de uma pessoa no local.

O IGP informou que o tremor ocorreu a 85 quilômetros a noroeste de Moyobamba, localizada no limite entre os departamentos de San Martín e Loreto, a 115 quilômetros de profundidade.

De acordo com o "El Comercio", em vários locais houve o registro de sérios danos materiais. A Defesa Civil peruana informou que ao menos 30 casas foram destruídas em Lamas, uma das cidades mais afetadas pelo tremor.

Profundidade

Especialistas tinham anunciado, mais cedo, que o terremoto tinha ocorrido a cem quilômetros de profundidade, mas essa informação foi retificada pelo Instituto Geofísico peruano na manhã desta segunda-feira.

De acordo com Hernán Tavera, especialista em terremotos que deu uma entrevista ao jornal peruano, a profundidade em que ocorreu o tremor evitou que causasse mais danos na superfície.

O tremor ocorreu às 20h58 deste domingo (22h58 de Brasília), e teve seu epicentro registrado a 85 km ao sudeste de Moyabamba. O abalo afetou o sistema de comunicações e de energia em várias cidades.

Com "El Comercio" e agências internacionais

Leia mais
  • Reflexo de terremoto no Peru assusta brasileiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página