Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 16h20

Mãe de soldado morto no Iraque é presa em manifestação nos EUA

Publicidade

da Efe

Cindy Sheehan --a mãe de um soldado americano morto no Iraque, que ficou famosa por seu protesto em frente ao rancho de George W. Bush, no Texas -- e outras pessoas que se opõem à política bélica do presidente foram presas nesta segunda-feira durante um protesto em frente à Casa Branca.

Efe
Cindy Sheehan é levada por policiais durante manifestação contra a Guerra do Iraque nos EUA
Sheehan e várias dezenas de manifestantes se sentaram na calçada da residência presidencial, na Avenida Pensilvânia, apesar das ordens da polícia para que deixassem o local, onde estão proibidas as manifestações.

"O mundo inteiro está olhando", disseram alguns manifestantes quando a polícia deteve o grupo.

No último sábado (24), mais de 100 mil manifestantes participaram de uma passeata em frente à Casa Branca, liderados por Sheehan e outras figuras políticas e religiosas. Foi a maior demonstração de oposição ao governo desde que Bush chegou à Presidência, em janeiro de 2001

No domingo, centenas de manifestantes protestaram contra a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI)e do Banco Mundial em Washington.

Morte

Sheehan, 48, foi a primeira a ser algemada pela polícia e foi levada do local em um veículo policial.

O filho de Sheehan, Casey, 24, morreu durante uma emboscada em Bagdá em 2004. No final de julho, ela acampou em frente ao rancho do presidente Bush, no Texas, e reivindicou que o presidente explicasse a ele, cara a cara, a razão da morte de seu filho.

O protesto solitário de Sheehan--que ficou 26 dias acampada-- atraiu a atenção da imprensa mundial e reavivou o movimento de oposição a Bush.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos antiguerra
  • Leia o que já foi publicado sobre Cindy Sheehan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página