Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 09h55

Bush vai visitar áreas atingidas pelo furacão Rita

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, deve visitar nesta terça-feira regiões costeiras dos Estados do Texas e da Louisiana que foram afetadas pela passagem do furacão Rita, neste fim de semana.

Bush deve fazer uma visita nas cidades de Beaumont (Texas) e Lake Charles (Louisiana), e vai fazer o percurso entre as duas cidades de helicóptero.

Ao todo, nove pessoas morreram por causa do Rita que não provocou grandes danos em áreas urbanas como a região de grande Houston, no Texas, mas em compensação destruiu alguns vilarejos rurais. Moradores das cidades texanas de Beaumont, Port Arthur e Orange foram proibidos de voltar a suas casas por causa do perigo de desabamentos de prédios e casas, e a falta de energia elétrica.

Em Cameron, também na costa do Texas, o mar chegou a invadir 32 quilômetros da cidade, destruindo plantações de arroz, cana de açúcar e campos de pastagem. É possível que mais de 4.000 cabeças de gado tenham morrido em decorrência do Rita.

Autoridades do Texas afirmam que ao menos 16 refinarias de petróleo continuam fechadas, por conta de danos causados pelo furacão. Instalações em Port Arthur e Beaumont continuavam sem energia elétrica, e ao menos uma delas ficou bastante danificada, e levará ao menos duas semanas para abrir novamente.

Louisiana

Na Louisiana, autoridades não conseguiram impedir que os moradores fossem de barco até áreas alagadas para verificar os estragos provocados pelo furacão.

Nova Orleans --destruída pelo furacão Katrina em agosto passado, e atingida por novas enchentes por causa do Rita-- foi reaberta nesta segunda-feira, e o prefeito Ray Nagin recebeu os moradores do bairro de Algiers, que encontraram a cidade com uma pequena parte de sua infra-estrutura em funcionamento. Os serviços de saúde ainda não funcionam totalmente, assim como a coleta de lixo.

O Corpo de Engenheiros do Exército utiliza pedras e sacos de areia para tentar reconstruir o sistema de diques danificado pelo Katrina, que não impediu a inundação do bairro de de Ninth Ward com a passagem do Rita. Militares continuam a trabalhar no bombeamento da água dessa região, que sofreu com novas enchentes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia cobertura completa sobre o furacão Katrina
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Rita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página