Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2000 - 16h49

EUA aplaudem apoio das Forças Armadas a novas eleições no Peru

Publicidade

da France Presse
em Washington

Os Estados Unidos aplaudiram hoje a declaração de apoio das Forças Armadas do Peru à decisão do presidente Alberto Fujimori de convocar novas eleições gerais e não participar do pleito.

"Saudamos a declaração das Forças Armadas peruanas que reafirmam o apoio à decisão de Fujimori e à manutenção da ordem constitucional no Peru", disse um porta-voz do Departamento de Estado.

Segundo ele, "a proposta do Governo peruano de manter um processo constitucional que leve a eleições em seis meses é um passo positivo para o fortalecimento da democracia".

Washington espera que "Fujimori use o tempo que lhe resta na função para implementar as reformas democráticas recomendadas pela missão da OEA (Organização de Estados Americanos) no Peru", acrescentou.

A declaração das Forças Armadas tranquilizou os peruanos ontem, reduzindo por enquanto o clima de tensão gerado nos últimos dias em Lima pelo silêncio dos militares seguido ao anúncio de Fujimori.

As negociações para buscar uma saída para a crise incluíram o embaixador norte-americano em Lima, John Hamilton, que se reuniu na noite de ontem com Fujimori por quase três horas no Palácio de Governo.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori

Leia os textos dos colunistas
Eleonora de Lucena, Clóvis Rossi e Marcio Aith sobre o tema

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página