Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2000 - 21h42

Bush se aproxima de Gore e pesquisas apontam empate técnico

Publicidade

da Reuters
em Washington

O candidato republicano à Presidência dos EUA, George W. Bush, diminuiu quase pela metade a vantagem de seu oponente, o democrata Al Gore, nas pesquisas eleitorais.

Segundo a pesquisa Reuters/Zogby, realizada com 1.202 potenciais eleitores nas eleições de 7 de novembro, Gore lidera a corrida presidencial com 45% das intenções de voto, contra 41% para Bush.

O candidato do Partido Verde, Ralph Nader, aparecia com 5%, e Pat Buchanan, do Partido da Reforma, 1%.

A vantagem do democrata, atual vice-presidente norte-americano, ficou dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo. Na última pesquisa Reuters/Zogby, divulgada no dia 13 deste mês, Gore liderava com sete pontos.

"Algo aconteceu na última semana. Bush voltou a se comunicar e conseguiu mudar a imagem de perdedor que vinha exibindo, enquanto Gore cometeu algumas pequenas distrações que deveria corrigir", disse John Zogby, responsável pela pesquisa.

A grande mudança parece ter ocorrido no eleitorado independente, que não se filia a nenhum dos partidos. Na semana passada, o democrata mantinha uma vantagem de nove pontos percentuais sobre o republicano nesse eleitorado. Agora, os dois candidatos estão empatados nesse grupo.


  • Leia mais no especial Eleições nos EUA.

    Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

    Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página