Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2005 - 20h32

Alemães preferem Merkel a Schröder na Chancelaria, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

A maioria dos alemães preferem a democrata cristã Angela Merkel a seu rival social-democrata, Gerhard Schröder, na Chancelaria de um governo de coalizão, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira.

Um total de 47% dos alemães afirmam preferir que Merkel ocupe o cargo de chanceler, contra 42% que dizem que preferem Schröder, segundo estudo realizado pelo instituto alemão Politbarometer para a rede pública de televisão ZDF. Outros 12% dos entrevistados se manifestaram indecisos.

O nome do novo chanceler deve conhecido no próximo domingo (9), após uma reunião entre líderes da CDU (União Democrata Cristã), de Merkel, e do SPD (Partido Social Democrata), de Schröder.

O chanceler parece deixar de lado a obstinação em reivindicar a Chancelaria, depois que o SPD ficou com 34,2% dos votos, depois da coalizão entre a CDU e a CSU (União Social Democrata), que obtiveram 35,2% dos votos nas eleições de 18 de setembro.

A idéia de nomear uma terceira pessoa para a Chancelaria é apoiada por 56% dos alemães, contra 37% que se dizem contrários e 7% que não têm opinião formada, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Forschungsgruppe Wahlen, realizado de 4 a 6 de outubro com 1.259 eleitores.

Com agências internacionais

Especial
  • Enquete: quem será o próximo chanceler alemão?
  • Leia o que já foi publicado sobre Gerhard Schröder
  • Leia o que já foi publicado sobre Angela Merkel
  • Leia cobertura completa sobre as eleições na Alemanha
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições legislativas alemãs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página