Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2005 - 20h22

Deslizamentos matam 1.400 na Guatemala

Publicidade

da Reuters, em Panabaj

Cerca de 1.400 moradores em vilas na Guateamala morreram debaixo de deslizamentos de terra provocados por chuvas pesadas do furacão Stan, em um das maiores tragédias da América Latina em anos recentes.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros Mario Cruz afirmou que 1.400 pessoas estão desaparecidas depois dos deslizamentos de terra, pedras e árvores que na vila de Panabaj, desde a quarta-feira.

"Não há sobreviventes lá. Isso aconteceu cerca de 48 horas atrás. Eles estão mortos", disse Cruz à Reuters neste sábado.

Diego Esquina, prefeito do município de Santiago Atitlan que administra Panabaj, dise que o número de mortos nesta vila poderia atingr 1 mil pessoas.

A vila tinha cerca de 4 mil habitantes antes que de ser destruída e mais 2.100 escaparam para abrigos, de acordo com bombeiros e funcionários municípios.

Dezenas de corpos já foram descobertos e locais estão compilando os nomes dos desaparecidos e mortos, mas muitas vítimas foram enterradas em 12 metros de lama.

O presidente Oscar Berger afirmou que o número de mortos e desaparecidos na Guatemala ainda era desconhecido afirmou que o total de perdas humanas era "muito alarmante".

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Stan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página