Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 10h32

Ataques no Iraque deixam ao menos 13 mortos a cinco dias do referendo

Publicidade

da Folha Online

Uma nova onda de ataques de rebeldes realizados no Iraque nesta segunda-feira deixaram ao menos 13 mortos, a cinco dias da realização do referendo constitucional no país, segundo a polícia iraquiana.

Os últimos ataque ocorridos no país aconteceram enquanto representantes xiitas e sunitas negociam com líderes sunitas árabes para realizar alterações de última hora ao texto constitucional iraquiano. O referendo deve ser realizado no próximo sábado (15).

Um carro-bomba explodiu perto de um posto do Exército iraquiano na região oeste de Bagdá (capital do país), deixando três policiais iraquianos e três civis mortos. Segundo o capitão da polícia Qassim Hussein, dois trabalhadores em um canteiro de obras perto do local da explosão ficaram seriamente feridos.

"Um carro explodiu. Corremos para fora e vimos dois carros em chamas, um deles, da polícia. Alguns policiais estavam em pânico", disse o professor primário Riyadh Qassim à agência de notícias Associated Press.

Em Kirkuk (250 quilômetros ao norte da capital), quatro soldados iraquianos foram mortos em duas explosões em estradas, segundo a polícia. Em Mosul (norte do Iraque), um soldado e um policial iraquianos morreram em tiroteios separados.

Outros três carros-bomba explodiram em Bagdá. Uma das explosões, ocorrida perto de um posto de controle próximo da Zona Verde --um complexo superprotegido que comporta casas de membros do governo e embaixadas--, matou um soldado americano, segundo o Exército dos EUA. Um soldado iraquiano, um intérprete e um civil ficaram feridos com a explosão.

As explosões dos outros dois carros-bomba na capital iraquiana deixaram seis civis feridos, segundo a polícia.

Em outro ataque, cinco morteiros foram disparados contra um hotel na cidade de Hillah (100 km ao sul de Bagdá), onde opera um escritório regional da Embaixada dos EUA. Um dos disparos atingiu o edifício e destruiu uma parede. De acordo com a polícia, o incidente não deixou feridos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição iraquiana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página