Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2005 - 10h40

Advogado pedirá revogação de ordem de prisão contra Gutiérrez

Publicidade

da Efe, em Quito

A defesa do ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez pedirá a revogação da ordem de prisão preventiva ditada contra ele e exigirá o respeito aos direitos do governante destituído.

O advogado Fernando Larrea, defensor de Gutiérrez, assegurou que seu cliente recebeu um tratamento "degradante" depois que se entregou às autoridades para que lhe investiguem pelo crime de "atentar contra a segurança do Estado".

"Na segunda-feira vamos pedir a revogação definitiva da ordem de prisão provisória" ditada pela Sumprema Corte de Justiça de Quito, e será "demonstrado que não há crimes " que possam ser imputados a Gutiérrez, acrescentou Larrea.

O defensor acrescentou que entre terça e quarta-feira próximos pedirá ao juiz que trata do caso que tome do depoimento de Gutiérrez, "que não pôde testemunhar porque esteve fora" do país.

"Aí ficará demonstrada a inocência " do ex-presidente, que também quer dar "um exemplo de dignidade" para que a Justiça volte ao Equador, ressaltou Larrea.

No entanto, o defensor assegurou que a defesa de seu cliente é "uma briga desigual", porque, segundo disse, seus inimigos políticos têm o controle da Justiça.

Gutiérrez está no presídio García Moreno de Quito. O ex-governante se entregou sexta-feira às autoridades de seu país, depois que, na quinta-feira, renunciou ao asilo que lhe foi concedido pela Colômbia.

Leia mais
  • Ex-presidente vai para prisão comum ao voltar para o Equador

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página