Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 11h00

Tailândia registra 13º morte causada por gripe do frango

Publicidade

da Folha Online

O governo da Tailândia confirmou nesta quinta-feira a 13º morte causada por gripe do frango e a primeira registrada no país neste ano. Um homem de 48 anos morreu após comer aves infectadas e seu filho, de sete anos de idade, está internado no hospital com uma severa infecção pulmonar e febre, o que levanta suspeitas de que também esteja infectado com o vírus da gripe do frango.

Inicialmente, autoridades locais disseram que o homem --morto nesta quarta-feira-- não apresentava o vírus, já que seus exames se mostraram negativos. Hoje, entretanto, o primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, informou durante uma coletiva de imprensa que análises de laboratório tinham se revelado positivas.

A vítima havia sido hospitalizada com pneumonia severa no domingo (16), duas semanas depois de ter comido animais doentes de seu vizinho. Autoridades dizem que as aves morreram de causas "anormais", mas não foi realizado nenhum teste para avaliar se tais condições tinham sido causadas pelo vírus da gripe do frango.

A maioria dos casos de gripe do frango entre humanos está vinculada diretamente ao contato com a carne mal cozida de aves infectadas. Organizações de saúde dizem que não é perigoso comer animais portadores do vírus se a carne for bem cozida.

Autoridades tailandesas fizeram testes em outras aves no vilarejo de Phanom Thuan, na Província de Kanchanaburi --onde o homem morreu-- e descobriram vários animais infectados.

Disseminação

William Aldis, representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) na Tailândia, disse que a morte do tailandês não indica que o vírus está se tornando mais comum em humanos e que a idéia de uma pandemia "não está se tornando uma realidade".

O caso mostra que o vírus "ainda é o velho H5N1 [a variante mais agressiva] que raramente pode afetar pessoas, disse Aldis.

A gripe do frango matou mais de 60 pessoas na Ásia desde 2003. A última morte pela doença registrada na Tailândia ocorreu em outubro de 2004.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página