Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 22h47

Autoridades invadem rádio e interrompem transmissão no Nepal

Publicidade

da Efe

Autoridades nepalesas invadiram, na noite desta sexta-feira, a estação da rádio rádio Kantipur Radio Station, em Katmandu, apreendendo equipamentos e impossibilitando a transmissão de informações.

Foi a primeira ação direta desde que o governo nepalês sancionou, no começo deste mês, um decreto que restringia a liberdade de imprensa.

Policiais e engenheiros do Ministério das Comunicações do Nepal invadiram a rádio por volta da meia-noite e levaram parte dos equipamentos da emissora, que teve sua transmissão na região leste do país interrompida.

Nesta sexta-feira, aconteceu cerca de 500 jornalistas, advogados, professores e defensores de direitos humanos participaram de uma manifestação a favor da liberdade de expressão e contra a censura imposta no país-- que proíbe críticas ao regime monárquico ou notícias que pareçam favoráveis à guerrilha maoísta.

A nova lei também prevê penas de prisão de mais de dois anos e aumenta em dez vezes as multas por difamação-- que podem chegar a US$ 7.000.

Observadores internacionais e órgãos como a Unesco pediram ao governo nepalês que reconsidere a lei, por acharem que ela restringe a liberdade de imprensa.

A nova lei foi sancionada oito meses depois que o rei Gyanendra assumiu o controle direto do Estado e expulsou o primeiro-ministro do país, em fevereiro último.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página