Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2005 - 14h55

EUA deportarão "sem exceção" imigrantes ilegais, diz Bush

Publicidade

da Folha Online

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou neste sábado que o objetivo dos EUA é "deportar todas as pessoas que entram ilegalmente no país, sem exceções".

Bush disse que, quando as fronteiras do país não estão seguras, terroristas, traficantes e outros criminosos entram facilmente nos EUA. "Minha administração tem uma estratégia clara para lidar com esse problema: queremos impedir as pessoas de entrar no país ilegalmente e mandar os imigrantes ilegais que apanharmos rapidamente de volta para seus países."

O presidente dos EUA disse que as patrulhas de fronteiras e os agentes de imigração estão fazendo um bom trabalho, mas que o país ainda tem um problema, por capturarem mais imigrantes ilegais de fora do México do que podem deportar. "Uma das principais razões pelas quais não podemos mandá-los de volta é que não temos espaço em nossos centros de detenção para mantê-los até que sejam removidos."

Bush explicou que, quando não há espaço para manter esses imigrantes detidos, eles recebem ordem de voltar para se apresentarem a uma corte. "A maioria nunca volta", disse.

Ele reconheceu, no entanto, que é preciso uma reforma no sistema de imigração do país que inclua um programa de trabalho temporário. "Se um empregador tiver um trabalho que nenhum americano queira, precisamos encontrar um modo de atender essa demanda colocando em contato empregadores e trabalhadores de outros países em um regime legal e temporário."

"Os EUA são um país de leis; não podemos permitir que empregadores desonestos burlem essas leis", disse o presidente dos EUA.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imigração ilegal nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página