Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2005 - 22h32

Tornado provocado por Wilma fere 4 e destrói 20 casas em Cuba

Publicidade

da Folha Online

Um tornado provocado pelo furacão Wilma deixou quatro feridos leves e destruiu ao menos 20 casas que armazenavam tabaco na Província de Pinar del Río, no extremo ocidental de Cuba, nesta sexta-feira.

O tornado foi o quinto a atingir Pinar del Río, a Província mais afetada por Wilma, que permanece estacionário na península mexicana de Yucatán.

Os demais tornados atingiram os povoados de Cortes, a oeste de Pinar del Río, La Coloma --ao sul-- Entronque de Herradura e Calderón, ambos ao leste.

Neste sábado, o presidente de Cuba, Fidel Castro, pediu aos moradores de Pinar del Río que "atuem com disciplina" e tomem todas as medidas necessárias para preservar suas vidas.

Tabaco

Pinar del Río, região produtora de tabaco localizada no extremo ocidental da ilha, costuma ser a mais afetada por chuvas, tornados e inundações por penetrações do mar.

Um total de 250 mil pessoas foram retiradas de Pinar del Río-- de um total de 560 mil em todo el país-- principalmente nas Províncias do ocidente, entre elas, Havana e Cidade de Havana.

Wilma perdeu força neste sábado, caindo para a categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que vai de 1 a 5), com ventos de até 174 km/h. Segundo as previsões meteorológicas, o furacão deve passar frente à costa noroeste de Cuba nesta segunda-feira, em sua rota para a Flórida, no sul dos EUA.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Wilma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página