Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2005 - 23h53

Cuba divulga alerta devido a tempestade tropical Alpha

Publicidade

da Folha Online

A Defesa Civil de Cuba decretou um alerta em três Províncias da ilha neste sábado devido à possibilidade de chuvas intensas pela proximidade da tempestade tropical Alpha --que se formou neste sábado, tornando a atual temporada de furacões a mais ativa da história do Atlântico.

O vice-chefe do Estado Maior da Defesa Civil, coronel Luis Angel Macareño, afirmou que o alerta foi declarada em Guantánamo, Holguín e Santiago de Cuba. Nas Províncias de Granma e Las Tunas, os moradores também "deverão manter-se atentos à trajetória" do fenômeno.

Alpha se tornou a 22ª tormenta da temporada de furacões do Atlântico, enquanto o furacão Wilma permanece estacionário na península mexicana de Yucatán e já afeta a Província de Pinar del Río, no ocidente de Cuba, por onde deve passar nessa segunda-feira, em sua rota para a Flórida.

No final da tarde deste sábado, o centro de Alpha estava localizado 200 quilômetros ao sudoeste de Santo Domingo, na República Dominicana, com ventos máximos de 65 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões, (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

"A este fenômeno que se aproxima da região oriental, não podemos deixa de prestar a devida atenção. Todos os órgãos estão tomando as medidas necessárias, fazendo reuniões para a análise da situação", declarou Macareño, em entrevistas à televisão local.

Alpha se movimenta em direção ao noroeste a 25 km/h e deve tocar o continente na ilha La Española, compartilhada pela República Dominicana e pelo Haiti, até a manhã deste domingo, segundo o NHC.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Wilma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página