Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 12h14

Europeus dizem estar "bem preparados" para enfrentar gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

A Europa está "bem preparada" para conter o avanço da gripe aviária e deter uma pandemia entre humanos, disseram nesta segunda-feira representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) e da União Européia (UE), que fizeram uma reunião estratégica sobre a doença.

Especialistas em saúde pública desses dois órgãos se encontraram em Copenhague, na Dinamarca, para rever os planos de contenção da doença caso haja uma pandemia entre seres humanos depois que a Croácia --localizada na rota das aves migratórias-- reportou a morte de 13 gansos. Mais de 10 mil aves domésticas foram mortas e incineradas no país.

O vírus H5N1 --variante mais agressiva da gripe aviária-- já foi encontrado na Rússia, Romênia e Turquia, e especialistas do Reino Unido tentavam confirmar nesta segunda-feira se outros gansos encontrados mortos na Croácia na semana passada também tinham o mesmo vírus.

A gripe aviária também ameaça a Ásia, onde a doença matou ao menos 61 pessoas desde 2003. "A Ásia ainda é o grau zero da guerra contra a gripe aviária e ainda representa um grande risco para a saúde pública em todo o mundo", afirmou Shigeru Omu, diretor da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a região do Pacífico Oeste.

Ele também afirmou que a Europa está "melhor preparada" que a Ásia devido à cooperação entre os países, além da disponibilidade de melhores recursos financeiros e tecnológicos.

Humanos

O H5N1 ainda não ameaça diretamente os humanos, já que é difícil de ser contraído, mas especialistas continuam observando a sua disseminação, e dizem temer que o vírus sofra uma mutação, podendo ser transmitido facilmente entre pessoas.

A Comissão Européia divulgou nesta segunda-feira um comunicado dizendo que a UE poderia estabelecer algumas regras para evitar o avanço da doença banindo a importação de aves domésticas vivas, como frangos, animais de estimação e penas da Croácia.

A carne congelada e já industrializada não sofreria a proibição.

Vírus

Segundo a OMS, a gripe aviária é uma doença contagiosa causada por vírus que normalmente afeta apenas aves e porcos, que podem ser infectados, apesar de ser raro o registro da doença nesses animais. Em alguns momentos, o vírus cruza a barreira das espécies e infecta também humanos.

Nas aves domésticas --principalmente os frangos-- a infecção com o vírus causa duas formas de doença, que diferem na variante viral que as causam. Na sua forma menos agressiva, provoca a queda das penas e diminuição na produção de ovos. A variante mais letal do vírus pode se propagar entre grandes quantidades de aves em menos de 48 horas, e afetar os órgãos internos dos animais, levando-os à morte.

Seres humanos adquirem a doença quando têm contato direto com aves infectadas, ou objetos contaminados por suas fezes. A maior parte dos casos registrados ocorrem em áreas rurais, onde moradores mantêm pequenas granjas sem ter, no entanto, a higiene necessária para criar as aves. Além disso, o contato com carne não cozida das aves --bem como sua preparação-- podem provocar a infecção.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página