Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 14h22

Explosões em hotel de Bagdá matam 11 e deixam 13 feridos

Publicidade

da Folha Online

Fortes explosões foram registradas nesta segunda-feira na capital iraquiana, Bagdá, perto do hotel Palestina --usado pela maioria dos jornalistas estrangeiros que trabalham no Iraque-- matando ao menos 11 pessoas e deixando outros 13 feridos, segundo a polícia no local.

As duas primeiras explosões, em seqüência, foram seguidas minutos mais tarde pela terceira. Os vidros do hotel Palestina ficaram em pedaços, informou um jornalista que se achava neste estabelecimento à agência de notícias France Presse. Depois da primeira explosão, foram ouvidos disparos.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, duas enormes bombas --uma delas alojada no compartimento usado para misturar cimento de uma betoneira e outra dentro de um carro, perto de um posto policial ao lado do hotel--explodiram. Não há até o momento registro de mortos entre as pessoas hospedadas no hotel.

Já a versão da agência de notícias Reuters difere totalmente: três carros-bomba teriam explodido no local entre o hotel Palestina e o hotel Sheraton. Não há confirmação oficial sobre que tipo de artefato teria explodido no local.

Comandantes americanos no Iraque têm alertado, nas últimas semanas, que insurgentes estavam planejando ataques "para chamar a atenção da mídia" sobre os insurgentes.

As explosões aconteceram pouco antes do início da hora do Iftar, a quebra de jejum durante o Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e anoitecer, que acontece no nono mês do calendário islâmico].

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página