Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 19h00

Explosão de três carros-bomba deixa ao menos 15 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Três ataques suicidas coordenados realizados nesta segunda-feira em um hotel de Bagdá utilizado por jornalistas estrangeiros mataram ao menos 15 pessoas e feriram outras 11, segundo informações da polícia.

Imagens gravadas em vídeo mostraram um suicida lançando um carro contra as torres de concreto do hotel Palestina, causando uma forte explosão. Poucos minutos depois, um caminhão também foi detonado por outro suicida. Entre as duas explosões, uma terceira foi ouvida em um ponto próximo.

O caminhão-- que aparentemente não conseguiu chegar até o prédio que abriga os hotéis Palestina e Sheraton-- explodiu em um ponto próximo a um veículo militar americano, espalhando chamas e poeira pelo centro da cidade. Não houve relato de vítimas militares, de acordo com o porta-voz do Exército americano.

As explosões aconteceram pouco antes do início da hora do Iftar, a quebra de jejum durante o Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e anoitecer, que acontece no nono mês do calendário islâmico].

Insurgência

Comandantes americanos no Iraque têm alertado, nas últimas semanas, que insurgentes estariam planejando ataques "para chamar a atenção da mídia" sobre os insurgentes.

Segundo o assessor de Segurança Nacional iraquiano, Mowaffaq al Rubaie, as explosões mostram que os insurgentes ainda estão na ativa, após o referendo sobre a Constituição e o início do julgamento do ex-ditador Saddam Hussein por crimes contra a humanidade, na semana passada.

"O plano era tornar o hotel vulnerável por meio das explosões e do lançamento de granadas, para, em seguida, invadir o local e seqüestrar os jornalistas", afirmou.

As explosões tiveram como cenário um local próximo da antiga estátua de Saddam, cuja derrubada foi mostrada ao vivo pela televisão após a invasão americana, em abril de 2003.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página