Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2005 - 22h17

Tempestade tropical Alpha mata 11 no Haiti

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 11 pessoas morreram no Haiti devido às chuvas fortes causadas no país pela tempestade tropical Alpha, informaram autoridades nesta segunda-feira.

O diretor do escritório de Proteção Civil do Haiti, Alta Jean-Baptiste, afirmou que oito pessoas morreram no país.

Outras três pessoas foram levadas pelas águas do rio Riviere Froide, no distrito de Carrefour, na região de Porto Príncipe.

Moradores das áreas rurais utilizam o rio para transportar mantimentos, evitando assim uma região montanhosa. O governo afirmou que 189 casas ficaram destruídas após a passagem da tempestade.

Recorde

Alpha se formou na região do Caribe no último sábado (22), como a 22ª tempestade tropical da atual temporada de furacões do Atlântico, quebrando o recorde que, até então, era da temporada de 1933 --ano em que foram registradas 21 tempestades.

O Haiti é particularmente vulnerável a inundações e deslizamentos de terra devido ao desflorestamento de grande parte do país.

Em setembro de 2004, o furacão Jeanne matou mais de 3.000 pessoas na região da cidade portuária de Gonaives, enquanto ainda era uma tempestade tropical. Outras 3.000 pessoas morreram em maio passado quando chuvas fortes causaram deslizamentos de terra.

Alpha perdeu força e se tornou uma depressão tropical na região de Hispaniola e, nesta segunda-feira, estava localizada 1.010 km ao sudoeste da região das Bermudas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre o Wilma
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página