Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2005 - 07h41

França anuncia confinamento de aves em 21 departamentos

Publicidade

da EFE

O governo francês anunciou nesta terça-feira o confinamento de todas as aves domésticas criadas ao ar livre em fazendas de 21 departamentos por todo o país. O objetivo da operação é evitar que essas aves sejam contaminadas pela gripe aviária.

Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura francês, "tratam-se de regiões que apresentam um risco particular de contato com aves migratórias". Além disso, o Ministério anunciou a suspensão do agrupamento de pássaros em feiras, mercados e exposições em todo o território.

Nos departamentos em que o confinamento não for obrigatório, outras medidas de segurança serão reforçadas. O dispositivo inclui a proibição de deixar as aves ao ar livre -- nem mesmo para alimentá-las, -- e de utilizar águas superficiais para o consumo dos animais e para a limpeza das instalações.

Em relação à caça, o governo decidiu proibir o uso e transporte de outras aves como iscas devido ao "risco de contato entre esses pássaros e as aves migratórias".

Todas essas medidas, anunciadas pelos ministérios da Agricultura, Saúde e Ecologia da França, respondem às recomendações da Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA), divulgadas durante o fim de semana passado após a descoberta de novos focos de gripe aviária na Europa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página