Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2005 - 08h07

Médicos dizem que EUA estão "mal preparados" para gripe aviária

Publicidade

da France Presse, em Washington

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira revela que 79% dos médicos americanos dizem acreditar que as autoridades dos Estados Unidos estão "mal preparadas" para enfrentar uma eventual pandemia de gripe no país.

A mesma sondagem mostra que 43% dos entrevistados pelo HCD Research and Muhlenberg College dizem pensar que a comunidade médica americana também não está preparada para enfrentar a crise decorrente de uma pandemia de gripe.

Segundo a pesquisa, 57% dos 846 médicos entrevistados disseram estar preocupados com a possibilidade de haver uma pandemia nos Estados Unidos, e 20% se declaram "extremamente preocupados".

"Os resultados desta pesquisa ilustram claramente a enorme preocupação que reina entre a comunidade médica sobre o risco de uma pandemia de gripe das aves no país", destacou Christopher Borick, professor de ciências políticas do Muhlenberg College.

"Esses temores parecem estar diretamente ligados à falta de confiança na capacidade das autoridades federais e da comunidade médica para responder de forma eficiente a uma epidemia de gripe aviária", afirmou o especialista

O vírus da gripe das aves é transmitido aos humanos por contato com aves infectadas, e não de pessoa para pessoa, mas mutações podem modificar tal status de transmissão, gerando uma pandemia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página