Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2005 - 10h35

Sri Lanka proíbe importação de aves de países com casos de gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

O governo do Sri Lanka anunciou hoje a proibição temporária da importação de aves domésticas de países onde tenham sido encontrados casos de gripe aviária.

"Proibimos temporariamente esses produtos de entrar no país. Eles incluem tanto aves como produtos derivados", disse o chefe do Departamento de Saúde e Produção Animal do Sri Lanka, S.K.R. Amarasekara.

O governo do país informou que está tomando precauções, embora ainda não tenham sido registrados casos de gripe aviária nem em aves nem em humanos. Amarasekara disse que o departamento fez um levantamento em todo o país e não encontrou focos da doença. "Não podemos dizer ainda que não há risco. Estamos nos preparando."

Funcionários dos departamentos ligados à área de saúde no país tem recebido treinamento para lidar com eventuais casos da doença e já foi autorizada a importação de máscaras e roupas especiais para lidar com casos da gripe aviária.

Hoje, Amarasekara se reuniu com responsáveis pelos departamentos de saúde, que solicitaram 250 milhões de rúpias (US$ 2,45 milhões) para se prepararem para um eventual surto de gripe aviária. Três comitês, de âmbito nacional, técnico e para as Províncias já foram designados para organizar os preparativos.

O ministro da Saúde cingalês, Nimal Siripala de Silva, disse que médicos em todo o país foram alertados para ficarem "mais vigilantes", principalmente em regiões remotas, onde há criação de galinhas.

"O Departamento de Saúde e Produção Animal já aconselhou os fazendeiros do país para relatar quaisquer sinais de sintomas da gripe aviária, que atacou vastas regiões da Ásia, matando mais de 60 pessoas e levando ao sacrifício de dezenas de milhões de aves. O vírus já se espalhou para a Turquia e a Romênia", diz o comunicado do governo.

A gripe aviária ainda não é transmitidas entre seres humanos. Os casos encontrados em seres humanos estão ligados a pessoas que tiveram contatos com aves infectadas. A OMS (Organização Mundial de Saúde), no entanto, alerta para uma possível mutação do vírus, o que poderia causar uma epidemia global da doença.

O Sri Lanka é uma ilha ao sul da costa da Índia e tem população de cerca de 19 milhões de pessoas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página