Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2005 - 13h07

Indonésia registra quarto caso de gripe aviária no país

Publicidade

da Folha Online

O governo da Indonésia confirmou nesta quarta-feira a morte de mais uma pessoa no país em decorrência da gripe aviária, desde o início da onda de contaminação que afeta a Ásia desde 2003. A vítima, que tinha 23 anos e era originária de Bogor, na Província de Java Oeste, foi hospitalizada em setembro passado, morrendo dois dias depois.

Um laboratório de Hong Kong confirmou o resultado da presença do vírus H5N1, a variante mais agressiva da doença, na vítima.

Na China, centenas de gansos de uma fazenda morreram, também em decorrência da gripe aviária. O vírus da doença tem se disseminado com rapidez na Ásia, e chega também até o Ocidente, por meio das aves migratórias.

Especialistas também dizem temer que o vírus chegue à África, onde as condições precárias de saneamento básico podem fazer com que a doença se espalhe pelo continente.

Por conta disso, nesta terça-feira a União Européia (UE) baniu a importação de aves selvagens capturadas, depois que um papagaio morreu no Reino Unido, em decorrência da gripe aviária. A regra pode durar ao menos um mês. A organização também proibiu a importação de frango da Croácia, depois que autoridades desse país descobriram um foco de infecção. Ao menos 10 mil aves serão mortas em território croata.

Especialistas dizem acreditar que a mutação do H5N1 --que pode levar a doença a ser transmitida de humanos para humanos, e não só de animais para humanos, como é hoje-- possa acontecer na Ásia, onde mais de 60 pessoas morreram infectadas desde 2003. Até o momento, não há informações de vítimas na Europa.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que a ocorrência do vírus entre as aves chinesas é "endêmica", padrão de contágio que se repete em outras regiões da Ásia, e que é só "questão de tempo" que o vírus sofra uma transformação e passe a se proliferar apenas em humanos.

Ásia

Segundo a organização, a gripe aviária é uma doença contagiosa causada por vírus que normalmente afeta apenas aves e porcos, que podem ser infectados, apesar de ser raro o registro da doença nesses animais. Em alguns momentos, o vírus cruza a barreira das espécies e infecta também humanos.

O vírus H5N1 atingiu seres humanos pela primeira vez em 1997 em Hong Kong, segundo registros médicos, e reapareceu novamente na Coréia do Sul, em 2003. Desde então, se espalhou pela Ásia, infectando ao menos 121 pessoas.

Nas aves domésticas --principalmente os frangos-- a infecção com o vírus causa duas formas de doença, que diferem na variante viral que as causam. Na sua forma menos agressiva, provoca a queda das penas e diminuição na produção de ovos. A variante mais letal do vírus pode se propagar entre grandes quantidades de aves em menos de 48 horas, e afetar os órgãos internos dos animais, levando-os à morte.

Seres humanos adquirem a doença quando têm contato direto com aves infectadas, ou objetos contaminados por suas fezes. A maior parte dos casos registrados ocorrem em áreas rurais, onde moradores mantêm pequenas granjas sem ter, no entanto, a higiene necessária para criar as aves. Além disso, o contato com carne não cozida das aves --bem como sua preparação-- podem provocar a infecção.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página