Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2005 - 18h52

Análises apontam veneno como causa da morte de aves na Alemanha

Publicidade

da Efe

Os resultados das primeiras análises feitas nos 25 patos e gansos encontrados mortos na segunda-feira no oeste da Alemanha indicam que a causa da morte foi envenenamento. No entanto, em algumas aves foi detectado o vírus da gripe A.

As informações foram divulgadas, em entrevista coletiva, pelo diretor do Centro de Saúde Animal do estado federado da Renânia-Palatinado, Stefan Bent. Segundo ele, o vírus é freqüente em 5% das aves.

Bent disse ainda que as análises continuarão para confirmar a presença do vírus da gripe A, e verificar se o mesmo esconde algum subtipo da gripe aviária-- análise esta que levará vários dias.

No entanto, o diretor disse que não há razões para alarme, pois "a causa de morte mais provável é o envenenamento por raticida", o que, na opinião dele, é normal em aves silvestres.

Convulsões

Bent afirmou que, entre as aves encontradas mortas, cinco sofreram fortes convulsões --sintomas típicos de envenenamento-- e foram mortas a tiros.

Os veterinários que compareceram à coletiva não puderam precisar se as aves em questão fazem parte da fauna local ou se são aves migratórias, porque as espécies são muito comuns.

"Como vocês sabem, as aves não viajam com passaporte. Se as aves pertencem à fauna local, é algo que os ornitólogos terão que dizer", disse Bent.

As aves mortas são patos reais e gansos comuns e foram encontradas em um tanque perto de Heimbach-Weiss-- que costuma ser usado como área de descanso das aves migratórias em sua passagem pela região da Alemanha.

Leia mais
  • Alemães entram em "onda de histeria" por gripe aviária

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página