Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2005 - 10h53

Mãe de soldado morto quer ser presa nos EUA em protesto à guerra

Publicidade

da France Presse, em Washington

Cindy Sheehan, americana mãe de um soldado morto no Iraque, disse que pretende forçar sua prisão nesta quarta-feira diante da Casa Branca, para protestar contra a intervenção dos Estados Unidos no país árabe, onde já morreram 2.000 soldados americanos.

"Acredito que agora se requer uma desobediência civil não violenta, pacífica, em todo o país", disse Sheehan a jornalistas diante da Casa Branca. Ela afirmou que pretende se posicionar na rua diante dos gramados da Casa Branca, sabendo que provavelmente será presa. "Quando me soltarem, retornarei e farei o mesmo outra vez", disse.

Ao saber que o número de militares americanos mortos no Iraque chegou a 2.000, Sheehan pediu aos opositores à guerra que peçam a seus representantes em Washington o retorno dos 140 mil militares presentes no Iraque. "Compareçam aos gabinetes de seus senadores, aos edifícios federais. Sentem-se e digam que já é suficiente. A matança tem que parar em algum momento", disse.

"Apesar do número trágico de de soldados mortos, [o presidente George W.] Bush continua justificando sua política desastrosa dizendo que temos que matar mais pessoas, porque já morreram muitos", disse Sheehan.

"Peço ao presidente que se reúna comigo para que explique a nobre causa pela qual meu filho, mais de 2.000 americanos e dezenas de milhares de iraquianos inocentes tiveram que morrer", acrescentou.

Há meses, Sheehan se tornou símbolo do movimento americano contra a guerra, ao acampar na frente do rancho texano do presidente George W. Bush, com quem tentou conseguir um encontro, nunca concedido.

Ontem, o Pentágono anunciou a perda de um sargento ferido no Iraque em meados de outubro. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu neste fim de semana, no Texas. Com isso, chega a 2.000 o número de americanos mortos no Iraque, segundo contagem independente de agências de notícias internacionais, como a Associated Press e a Reuters, e organizações independentes, como o Iraq Coalition Casualties.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Cindy Sheehan
  • Leia o que já foi publicado sobre soldados mortos no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre civis mortos no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página