Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2005 - 15h58

Fujimori garante que voltará ao Peru mesmo sob risco de ser preso

Publicidade

da France Presse, em Lima
da Folha Online

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, refugiado no Japão, ratificou que voltará por "ar, mar ou terra" a seu país para ser candidato presidencial mesmo sob o risco de ser preso, anunciou seu porta-voz em Lima nesta quarta-feira.

"Tal como [Fujimori] disse ao [jornal americano] "The New York Times", ele voltará pelo ar, mar ou terra, ou talvez em um balão ou em um foguete, mas voltará para se candidatar e para liderar [o partido]', afirmou Luis Delgado Aparicio, secretário-geral do grupo político que apóia Fujimori.

Em uma entrevista ao jornal nova-iorquino no início da semana, Fujimori reafirmou sua decisão de retornar a Lima e, em tom de brincadeira, disse que poderia fazê-lo a bordo de um submarino.

"Existe a possibilidade de que ele, se voltar ao Peru, seja peso, mas ele vem mesmo com essa possibilidade", afirmou o dirigente, depois de se reunir durante seis dias em Tóquio com o ex-presidente, com quem delineou a campanha eleitoral.

O dirigente desmentiu que Fujimori vá ser um "candidato virtual" conforme anunciaram em Lima seus advogados recentemente.

O ex-presidente está decidido em participar nas eleições de 9 de abril de próximo ano, apesar de o Congresso, em 2000, tê-lo desabilitado a exercer cargos públicos por dez anos.

Fujimori, que governou o Peru na década passada, está refugiado em Tóquio desde novembro de 2000, depois do colapso de seu governo por causa de um escândalo de corrupção provocado por seu ex-braço direito Vladimiro Montesinos, atualmente processado por vários crimes.

O ex-presidente tem nacionalidade japonesa por ser filho de imigrantes japoneses.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alberto Fujimori
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página