Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2005 - 02h00

Menina morre com sintomas da gripe aviária, segundo imprensa chinesa

Publicidade

da Efe

O jornal chinês South China Morning Post publicou em sua edição de quinta-feira a notícia da morte de He Yin, uma menina de doze anos, com sintomas da gripe aviária. O caso ocorreu na semana passada na província de Hunan, localizado na região central da China onde, nesta quarta, foi confirmado o foco da doença.

O autor do artigo, o jornalista Chow Chung-Yan, afirma que "por enquanto não há evidências que relacionem a morte da menina com o foco" do vírus letal H5N1 em Wantang, e que os médicos disseram à família que a causa da morte foi febre.

Um porta-voz do Ministério da Saúde chinês declarou nesta quinta que não confirma a informação, já que ainda não recebeu nenhum relatório das autoridades locais.

Se a suspeita de gripe aviária for confirmada, esta seria a primeira morte de um humano na China por causa da doença.

"Pedimos informações ao Ministério da Saúde sobre este caso e esperamos recebê-la ao final do dia", declarou a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China, Aphaluck Bhatiasevi.

A porta-voz não descartou a possibilidade de casos humanos na China e assinalou que, segundo as normas internacionais de Saúde, o Governo chinês tem que informar à OMS de qualquer "caso irregular de gripe aviária", o que não aconteceu até o momento.

Segundo He Tieguang, o pai da menina, ela adoeceu há uma semana, após ter comido um frango morto por causas desconhecidas na cidade de Wantang. ""Só sei que minha filha está morta. Não me explicaram como morreu", disse o pai. Ele também explicou que alguns de seus frangos morreram subitamente há mais de uma semana e que cozinharam alguns deles e comeram.

Até o momento, não há provas de que a morte da menina esteja relacionada com o foco detectado na província de Hunan.

Um porta-voz do Ministério da Saúde chinês disse duvidar que a causa da morte de He Yin tenha sido a gripe aviária. "Não recebemos nenhuma informação relevante a respeito desse caso e não temos informações se as autoridades locais realizarão uma autópsia na garota. Para ser honesto, nem sabemos como o frango que ela comeu morreu".

O foco de gripe aviária na província de Hunan foi o teceiro anunciado em território chinês em menos de uma semana. Os outros dois foram na Mongólia Interior (região norte) e na província de Anhui (leste). Segundo fontes oficiais chinesas, os três focos estão sob controle até o momento. Fazendeiros da região admitiram que a morte da menina está provocando muito medo na população local.

O vírus H5N1 matou mais de 60 pessoas na Ásia e já chegou em países do leste europeu, como a Rússia, Turquia, Romênia e Croácia, principalmente através de aves migratórias. Especialistas temem que seja apenas uma questão de tempo para que o vírus adquira capacidade de ser transmitido de um humano para outro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página