Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2005 - 15h48

Iraque analisa suspeita de infecção por gripe aviária

Publicidade

da Efe, em Bagdá

Centenas de aves apareceram mortas em três Províncias do Iraque nos últimos dias, e as autoridades analisam o surgimento de um possível caso de gripe aviária na capital iraquiana, Bagdá, informou Khalid Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde iraquiano.

O porta-voz reconheceu que há um possível caso de infecção pelo vírus da gripe aviária na capital, "que está sendo examinado pelos especialistas", afirmou um comunicado divulgado pela agência de notícias Integrated Regional Information Networks (Irin), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Centenas de aves apareceram mortas nas últimas duas semanas nos distritos de Doura, Shaab e Al Gazeliya, em Bagdá, e nas Províncias de Erbil e Suleimaniya, no Curdistão, ambas próximas da Turquia, país atingido pelo vírus.

Fontes da Organização Mundial da Saúde (OMS) entrevistadas pela Irin afirmaram que "pelas amostras colhidas até agora no Iraque não foi detectada a presença do vírus" da gripe.

O material foi enviado ao escritório regional da OMS, no Cairo, para análise adicionais que possam descartar totalmente o perigo.

"Examinamos os hospitais por todo o país em busca de casos que possam estar associados à gripe aviária", disse Zaman, que acrescentou que os guardas de fronteiras também controlarão a entrada de doentes no Iraque para evitar o vírus.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página