Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 06h55

Romênia confirma mais um caso de gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

Uma garça encontrada morta há uma semana em uma área desabitada no nordeste da Romênia, próxima à fronteira com a Moldova, estava infectada pelo vírus H5N1, causador da gripe aviária, segundo testes realizados pelo ministério da agricultura romeno.

"Ontem (quinta-feira), um laboratório no Reino Unido confirmou a presença do vírus H5N1 em uma garça encontrada morta no departamento de Vaslui, diagnosticada com a gripe aviária no último dia 21", disse o ministro da Agricultura romeno, Gheorge Flutur, em Bucareste.

As autoridades de Vaslui recomendaram à população local para manter suas galinhas em locais fechados, com o objetivo de evitar a propagação do vírus em aves domésticas.

No início deste mês, a Romênia tornou-se o primeiro país europeu no qual o H5N1 foi detectado em amostras tiradas em duas cidades localizadas no delta do Danúbio, região sudeste do país: Ceamurlia de Jos e Maliuc. Mais de 21 mil aves domésticas foram mortas nas duas cidades, que foram colocadas em estado de quarentena.

Segundo Futhur, mais de 500 testes de gripe aviária foram realizados nas duas últimas semanas no sudeste do país e todos teriam dado resultado negativo.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página